Antigas falhas geológicas teriam causado terremoto de magnitude 4,29 em Araxá
Tremor ocorreu próximo à MG-428, nas imediações do Rio Araguari, entre Araxá e Sacramento
Por: Redação PatosJá
Fonte: Prefeitura de Araxá - Lorena Teixeira
Um tremor de magnitude 4,29 na escala Richter foi confirmado no município de Araxá, no Alto Paranaíba. De acordo com a Defesa Civil, o abalo sísmico foi classificado como um terremoto raso, condição que intensifica a percepção do abalo e o potencial de danos.
O fenômeno foi localizado próximo à MG-428, nas imediações do Rio Araguari, entre Araxá e Sacramento. A Prefeitura de Araxá divulgou que a região é marcada por antigas falhas geológicas, onde pode ter ocorrido o deslocamento de rochas no interior da crosta terrestre.
À administração municipal, o geólogo Maurício Carneiro explicou que a magnitude próxima de 4 representa uma liberação significativa de energia sísmica, equivalente a cerca de 100 toneladas de explosivos, intensidade considerada forte para os padrões da região.
Vale destacar que a cidade está situada em uma região marcada por intrusões alcalinas ocorridas há cerca de 60 milhões de anos, responsáveis pela formação de metais, como o nióbio e as terras raras. Qualquer estrutura próxima dos focos poderia sofrer os efeitos.
Além disso, o especialista ressaltou que não há relação entre as atividades minerárias e a ocorrência do tremor no município, mesmo que a movimentação do solo seja causada pela mineração. “O que fazemos na superfície é insignificante para o sistema terrestre".
A Defesa Civil informou que segue monitorando a possibilidade de tremores de menor intensidade que podem ocorrer devido ao reajuste da crosta terrestre, e reforçou que, em casos de necessidade, a corporação atende em plantão por meio do telefone 199.
Leia também
